sábado, 17 de agosto de 2013

Gabriel Medina estreia com vitória no Billabong Pro Tahiti em Teahupoo


As previsões não indicam nenhum swell consistente para os próximos dias, então para aproveitar as condições do mar foi iniciada a repescagem e Adriano de Souza perdeu a quarta e última bateria da quinta-feira em Teahupoo. Foi uma das mais fracas de ondas do dia, mas Mineirinho quase conseguiu a virada sobre o taitiano Alain Riou no tubo que surfou no minuto final da bateria encerrada em 12,03 a 11,77 pontos.

Ele foi o primeiro brasileiro a competir no Taiti e já havia sido derrotado pelo veterano Kieren Perrow, que registrou o maior placar do primeiro dia – 16,60 pontos – para vencer a bateria. Depois, o também paulista Gabriel Medina e o catarinense Alejo Muniz estrearam juntos com o australiano Josh Kerr e Medina achou bons tubos para conseguir a primeira e única vitória verde-amarela em Teahupoo na quinta-feira. Os paulistas Miguel Pupo e Filipe Toledo perderam as últimas baterias da primeira fase para o havaiano John John Florence e o norte-americano Damien Hobgood, respectivamente.

Os três ainda vão tentar aproveitar a segunda chance de classificação para a terceira fase e um já está garantido. Isto porque Filipe Toledo e Miguel Pupo acabaram escalados na mesma bateria, a quinta programada para a sexta-feira no Taiti. Antes, na terceira do dia, precisando de um bom resultado para entrar no grupo dos 22 que são mantidos no WCT, Alejo Muniz enfrenta o australiano Julian Wilson, que é um dos cinco surfistas que ameaçam a sétima posição de Adriano de Souza no ranking.

Os outros são o americano C. J. Hobgood que já está na terceira fase e o taitiano Michel Bourez, o australiano Josh Kerr e o havaiano Sebastian Zietz, que vão disputar as baterias da repescagem que ficaram para abrir a sexta-feira em Teahupoo. Mineirinho fechava a lista dos sete que tinham chances matemáticas de brigar pela ponta do ranking no Billabong Pro Tahiti. Antes dele, o top-5 Taj Burrow e o top-6 Nat Young já haviam sido barrados na repescagem pelos dois classificados nas triagens, o havaiano Ian Walsh e o australiano Anthony Walsh, respectivamente.

Com a saída prematura dos três em 25.o lugar, apenas Kelly Slater, Joel Parkinson e Jordy Smith podem tirar a liderança de Mick Fanning nesta etapa. O atual campeão nos tubos de Teahupoo perdeu para o havaiano Fredrick Patacchia na primeira fase, mas Fanning achou os tubos contra o surfista local, Jocelyn Poulou, na abertura da repescagem para continuar defendendo o seu título no Taiti. A disputa contra Slater é de quem ficar na frente, enquanto Parkinson precisa chegar nas semifinais e Smith na grande final para superar os 33.150 pontos que Fanning já passa a computar no ranking com a classificação para a terceira fase.

Os ponteiros do ranking tiveram dificuldades em suas estreias nas condições inconsistentes do mar em Teahupoo na quinta-feira, principalmente com o grande intervalo entre as séries, com poucas ondas entrando para os competidores na maioria das baterias. O australiano Anthony Walsh surfou o primeiro tubo nota 10 deste ano no Taiti, mas o campeão mundial Joel Parkinson levou a melhor na soma das duas melhores ondas computadas. No confronto seguinte, Kelly Slater só conseguiu superar outro trialista, o havaiano Ian Walsh, na onda que surfou no último minuto.

Já o líder Mick Fanning foi batido pelo havaiano Fredrick Patacchia e na sequência Adriano de Souza também foi mandado para a repescagem pelo veterano Kieren Perrow, que registrou imbatíveis 16,60 pontos para vencer a bateria. O campeonato já começou com derrota do top-6 Nat Young e do top-5 Taj Burrow na primeira fase, ambos eliminados assim como Mineirinho nos duelos que fecharam a quinta-feira em Teahupoo.

O Billabong Pro Tahiti abre a segunda metade da temporada 2013 do ASP World Tour e a batalha pelo título está acirrada, com três surfistas liderando o ranking nas cinco primeiras etapas do ano. Começou com Kelly Slater na frente com a vitória sobre o atual campeão mundial Joel Parkinson na final do Quiksilver Pro Gold Coast na Austrália. Depois, Adriano de Souza conseguiu a inédita vitória verde-amarela no Rip Curl Pro Bells Beach e assumiu a ponta com o vice-campeonato no Billabong Rio Pro do Brasil vencido pelo sul-africano Jordy Smith.

Mineirinho não foi bem no Volcom Fiji Pro e Kelly Slater recuperou o primeiro lugar decidido na final contra Mick Fanning nos tubos da ilha Tavarua. Na etapa seguinte, que fechou a primeira metade da temporada, o australiano passou à frente com o quinto lugar na estreia do Oakley Pro Bali no ASP World Tour, por ter avançado uma fase à mais do que Slater na Indonésia. Joel Parkinson foi o campeão nos tubos de Keramas e subiu para o terceiro lugar no ranking, entrando na briga direta pelo bicampeonato mundial com a vitória em Bali.

Com a eliminação precoce no Taiti, Adriano de Souza vai se distanciando dos líderes, apesar de que até agora só ele e Kelly Slater fizeram duas finais este ano, com a diferença que o americano ganhou as duas. Mineirinho ainda pode voltar a disputar as primeiras posições nas próximas etapas, pois conhece bem as ondas de Lower Trestles por já ter morado na Califórnia, assim como as de Hossegor na França e em Portugal já foi campeão nos tubos de Peniche.

Além de Adriano de Souza, mais dois brasileiros estão entre os 22 primeiros do ranking que são mantidos na elite dos top-34 do WCT para o ano que vem, o estreante Filipe Toledo em 13.o e Gabriel Medina em 16.o lugar. Com a vitória no tradicional US Open of Surfing, Alejo Muniz passou a garantir sua permanência entre os dez indicados pelo ASP World Ranking, assim como o carioca Raoni Monteiro, que por motivos particulares cancelou sua participação no Billabong Pro Tahiti.

O ranking mundial unificado da ASP, que computa os resultados do WCT e das etapas do ASP Prime e ASP Star, também está classificando mais dois brasileiros, o potiguar Jadson André e o catarinense Willian Cardoso, que fecha o G-10 do ASP World Ranking. No momento, o Brasil teria sete representantes no WCT 2014, um a mais do que os seis deste ano. Entre os da elite atual, o único que não está conseguindo vaga em nenhuma das duas listas é o paulista Miguel Pupo, que começou a temporada contundido e não participou das primeiras etapas na Austrália.

O paulista Gabriel Medina conquistou a única vitória brasileira no primeiro dia do Billabong Pro Tahiti. As ondas não estavam grandes, mas Teahupoo apresentou bons tubos nas séries de 2-4 pés da quinta-feira na bancada mais perigosa do ASP World Tour
Gabriel Medina (SP) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Kirstin Scholtz (ASP)
Adriano De Souza (SP) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Steve Robertson (ASP)
Gabriel Medina (SP) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Kirstin Scholtz (ASP)
Alejo Muniz (SC) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Kirstin Scholtz (ASP)
Alejo Muniz (SC) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Kirstin Scholtz (ASP)
Gabriel Medina (SP) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Kirstin Scholtz (ASP)
Filipe Toledo (SP) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Kirstin Scholtz (ASP)
Kolohe Andino (EUA) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Kirstin Scholtz (ASP)
Michel Bourez (TAH) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Kirstin Scholtz (ASP)
Adrian Buchan (AUS) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Steve Robertson (ASP)
Taj Burrow (AUS) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Steve Robertson (ASP)
Mick Fanning (AUS) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Steve Robertson (ASP)
John John Florence (HAV) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Kirstin Scholtz (ASP)
Patrick Gudauskas (EUA) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Steve Robertson (ASP)
Anthony Walsh (AUS) no tubo nota 10 no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Kirstin Scholtz (ASP)
Yadin Nicol (AUS) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Kirstin Scholtz (ASP)
Alain Riou (PYF) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Steve Robertson (ASP)
Kelly Slater (EUA) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Kirstin Scholtz (ASP)
Joel Parkinson (AUS) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Kirstin Scholtz (ASP)
Jordy Smith (AFS) no Billabong Pro Tahiti 2013foto: Kirstin Scholtz (ASP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário