domingo, 4 de agosto de 2013

Surf é proibido nas ilhas reunião



O surf está proibido nas Ilhas reunião até outubro por causa dos vários ataques de tubarões na região. Crédito: Divulgação.

As autoridades das Ilhas Reunião proibiram o surf no arquipélago até o mês de outubro por causa dos inúmeros ataques de tubarão aos surfistas e banhistas, sendo alguns deles até fatais. Quem for pego surfando após as lagoas formadas pelos recifes da ilha terá que pagar uma multa de 50 dólares.

Outra da medida foi abater 90 tubarões (45 da espécie touro e outros tantos tigre) para reduzir a população destes animais e, assim, reduzir o número de ataques.

Autoridades levam corpo do surfista morto por Tubarão nas Ilhas Reunião. Crédito: AFP.
Nos últimos três meses aconteceram dois ataques mortais. O último deles foi com uma adolescente de 15 anos que estava de férias com a sua mãe e foi morta a apenas poucos metros da praia, conhecida como baía de Saint-Paul.

O assunto vem causando polêmica, pois uma parte dos locais é contra e outra a favor dessas medidas. Algumas pessoas dizem que vão continuar surfando mesmo com o risco dos ataques, da multa ou de uma possível prisão. Outras são contra o abate de tubarões, alegando que isso já foi feito em 2012 e que a solução do problema é muito mais complicada.

Surfista local mostrando solidariedade com os surfistas mortos na região. Crédito: Blivet.

Também há quem diga que o desequilíbrio no ecossistema tenha sido causado por causa da reserva marinha criada há seis anos, que limita a pesca em boa parte da Ilha, o que seria um dos motivos para a proliferação dos tubarões.

O debate sobre o assunto segue em frente. Agora só resta esperar para saber se as medidas serão eficazes para resolver o problema, já que o governo local está preocupado com o impacto negativo que estes acontecimentos podem causar no turismo da região.

Surfistas e frequentadores de praia da Ilha da Reunião se reúnem para exigir que algo seja feito sobre os recentes ataques de tubarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário